segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O futebol pode marcar uma revolução Nacional



Com os fatos recentes referentes ao CT Joaquim Grava, abriu-se um precedente sobre o protecionismo em relação às torcidas, e principalmente no caso do Corinthians, que tem sua torcida como grande patrimônio.

Incidentes ocorrem desde 2012, numa terrível relação entre clube vitorioso e excesso de liberdade na comemoração dos seus torcedores, incluindo um vídeo de mal gosto que ofende a inteligencia de seus torcedores, os chamando de "Bando de Loucos" e que estes mesmos são doentes, contaminados por um vírus que morrerão com ele. 

Radicalismo puro.


O que você diz para seus adeptos quando os chama de loucos? Em um projeto Institucional, ou seja, organizado e elaborado pelo clube aos seus torcedores. Todo radicalismo traz situações como esta.


Infelizmente existiu, até a última sexta-feira, um protecionismo por parte da diretoria do Corinthians que soube judicialmente, recorrer a todos processos cabíveis para pena da torcida e do clube em todos casos só em 2013, e não foram poucos, incluindo mortes, vandalismos e outros! Se a torcida teria o direito retirado de comparecer ao estádio, porque a diretoria recorreu em varias instâncias para encobrir as punições?

Quando você diz a um grupo de pessoas: vocês são assim mesmos, não precisa ter um pingo de cidadania, sejam apenas loucos e não meçam princípios ou bom senso para demonstrar seu amor pelo clube, afinal aqui nós somos assim e morreremos assim. Nada de saudável pode sair dai.

Existe um órgão público que deveria fiscalizar este tipo de material veiculado em massa. 

Eu gostaria de estar falando muita besteira aqui, como disse à época que este material muito provavelmente abriria precedentes à "insanidade". Houve muita crítica. Infelizmente os fatos estão ai e o resultado é este.

Que isso sirva de exemplo para outros clubes! Outras situações similares já aconteceram em outros clubes e o único que deu exemplo foi o Cruzeiro. O São Paulo neste último ano teve episódios lastimáveis como este, com o Presidente do clube ordenando os torcedores organizados agredirem sócios do clube. Uma cena lastimável, imoral e indecente perante aos seus sócios, seus torcedores e a sociedade. Uma vergonha para a nação, porque estamos falando do Presidente de um grande clube mundial e brasileiro. Que este exemplo de proximidade seja levado a sério, e que se coloque as pessoas nos seus lugares. O interesse político foge ao senso comum de cidadania.

Torcida, é na arquibancada! É fazendo a festa em prol do clube que ama, seja apoiando ou se manifestando de forma negativa perante alguns maus resultados. Mas que fique ali.

Enquanto as leis não forem aplicadas de forma correta, nada adianta! O movimento Bom Senso tem de ser espalhado para todos os níveis, inclusive o judiciário com penas mais graves e incisivas. 

Afinal se é o futebol a grande alegria e a maior desculpa para se gastar mais de 30 Bilhões de dinheiro público (seja por empréstimo ou não) para construção de estádios, que seja ele capaz de mudar alguns sistemas mais importantes para o povo brasileiro nos trazendo evolução como cidadãos, evolução moral do país (que não é só carnaval, praia, samba e mulher semi nua). E que aqui existem pessoas capazes de tornar a imensidão do Brasil numa redoma de competência cultural e politica-social.